terça-feira, 28 de agosto de 2007

Trabalhando Ortografia

Objetivos


Saber escrever corretamente, identificando os erros ortográficos nas revisões por meio de ferramentas de correção;
Realizar atividades que facilitem a compreensão das regras ortográficas ou gramaticais;
Fazer uso da leitura como ferramenta para escrever bem;
Saber utilizar dicionários, enciclopédias, jornais e revistas como fontes de pesquisa ortográfica e reconhecer a importância desses recursos.

Material

Dicionários, enciclopédias, livros infantis, jornais e revistas;
Cartolinas, canetas, lápis de cor e folhas de papel sulfite;
Textos interessantes com dificuldades ortográficas;

Execução

A ortografia precisa de compreensão e de memorização. Às vezes, os alunos decoram as regras, mas na hora de escrever um texto ou mesmo preparar uma redação esquecem de aplica-las e acabam cometendo erros.Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que a intervenção do professor seja produtiva, apresentando o conhecimento explícito das regras ortográficas, permitindo-os grafar corretamente as palavras e, reprodutiva, onde o aluno memoriza a grafia correta, sem que tenha regras que expliquem a forma de escrevê-las.
O trabalho com ortografia se propõe a discutir com os alunos como se organizam as descobertas, levando-os a operar sobre a grafia das palavras, observar identidades, classificar e relacionar as informações da língua em busca de uma melhor compreensão desse trabalho.O uso do dicionário nas quatro primeiras séries tem como objetivo levar o aluno a:a) Saber que as palavras devem ser procuradas pela 1ª, 2ª, 3ª letras e assim sucessivamente;b) Desenvolver a rapidez para encontrar as palavras procuradas;c) Conseguir identificar qual, entre os vários significados de uma palavra, tem o sentido que o interessa;d) Identificar que algumas palavras são encontradas no dicionário em algumas formas padronizadas: no masculino; palavras no plural, encontram-se no singular; palavras no aumentativo ou diminutivo estão no grau normal; verbos conjugados, estão no infinitivo;e) Aprender os significados das abreviaturas que informam classes gramaticais e as que informam origem e formação de palavras; expressões em negrito; diferentes tipos de letras que indicam diferentes informações, etc...

1ª Aula:

Pedir aos alunos para trazerem um dicionário para a classe.Para trabalhar com o dicionário como um recurso de decisão ortográfica, inicialmente junto com os alunos explore a função para a qual ele serve, qual é a organização das palavras (ordem alfabética), pedir para que eles procurem determinadas palavras, etc.A seguir, realize a seguinte atividade:


Vamos organizar um dicionário?Pegue as folhas de papel sulfite e distribua, mais ou menos, 15 folhas para cada aluno.Peça-lhes que dobrem-nas ao meio, formando um livro. Na primeira folha, organizar uma capa para o dicionário. Nas demais folhas, numerá-las e escrever uma letra em cada folha, na ordem alfabética, de A a Z.No decorrer das atividades, ao encontrar uma palavra desconhecida, anotar na folha correspondente a primeira letra da palavra, formar uma frase em que apareça o termo e ilustrá-la.Depois, é só deixar o dicionário sempre à mão para fazer suas anotações.

2ª Aula:

Confeccionar em cartolina para deixar exposto no mural da classe os “Registros Ortográficos”.A cada regra de ortografia descoberta no decorrer do ano, anotar as palavras em faixas de cartolina e colá-las no Registro, como o uso do M antes de P e B (campo, bomba, tampa, etc.).Uma das melhores maneiras de memorização é através da visualização da escrita correta das palavras, como na leitura. Se o aluno observa várias vezes a grafia da palavra no mural, acaba memorizando a escrita correta.

3ª Aula:

Forneça aos alunos um bom material de consulta para a produção de textos (livros, textos interessantes, artigos de revistas e jornais, etc.).Explorar junto com os alunos os caminhos que eles devem utilizar para a criação de uma redação (preferências, dificuldades e alternativas para chegar ao final). Assim os alunos produzirão redações cada vez melhores.Combine também os tipos de ferramentas de correção que serão utilizadas, como por exemplo, flechinha indicando o lugar da correção.

4ª Aula:

Os alunos lerão o texto observando onde estão as flechinhas para fazer a correção.As palavras que oferecerem maior dificuldade ao aluno deverão ser escritas no dicionário confeccionado.A professora fará um levantamento das palavras que encontrou com maior índice de erros e anotará no Registro Ortográfico.Após a revisão dos textos, os alunos poderão reescrevê-los em um programa de texto no computador e ilustrá-lo.

Atividades Complementares:

1- Recorte de palavras com determinadas dificuldades ortográficas;2- Identificar palavras com determinada dificuldade ortográfica em textos e pintá-las.3- Jogo do Stop: Cada criança desenhará em uma folha cinco linhas verticais formando colunas. Traçar outras linhas na horizontal. Na primeira linha horizontal, em cada coluna, escrever a ordem que deverá ser seguida para completar a coluna com a palavra correspondente à letra escolhida. Exemplo: palavras com ss, s, j, g.Ao sinal da professora, um aluno começa a pensar nas letras do alfabeto, seguindo a sua ordem. Quando ela disser stop o aluno diz a última letra que pensou. Esta será a letra escolhida para começar cada palavra e completar todas as colunas de acordo com a ordem de cada uma, da segunda linha horizontal. Quem terminar de completar primeiro, grita STOP e confere-se os pontos.Jogar quantas vezes quiser, completando cada linha do quadro.Regras: Quem escrever uma palavra que ninguém escreveu, ganha 10 pontos. Se for palavra repetida, 5 pontos para cada aluno. Se houver erro de grafia, não ganha ponto. Ganha quem fizer mais pontos no total!4 - Bingo Ortográfico:Cada aluno desenhará uma tabela com quatro colunas na vertical e quatro na horizontal.O aluno deverá escrever na tabela dezesseis palavras que escolher entre as vinte e cinco palavras que a professora escreverá na lousa. Ela sorteará e ditará as palavras e cada aluno marcará as que coincidirem com as escolhidas. Vence o aluno que primeiro marcar todas as palavras de sua tabela.5 - Cruzadinhas:Palavras cruzadas com dificuldades ortográficas com desenhos ou legendas.6 - Caça-palavras:Encontrar palavras com dificuldades ortográficas num diagrama de letras misturadas.



Colaboração: Professora Elza Miguel

Nenhum comentário: